Anúncios Patrocinados:

Tela 1
Entre no site http://enem.inep.gov.br/inscricao – a primeira tela da inscrição oferece a opção de fazer um cadastro ou acompanhar uma inscrição já feita. Clique em “Inscrição – faça já a sua”
A postos
O que você precisa ter em mãos para a inscrição
# Documento de identidade
# CPF
# Prefira um computador com impressora, para imprimir o boleto no fim da inscrição

 / Tela 1Ampliar imagem

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

Próxima

Tela 1
Tela 2
Nesta tela, você precisará informar se está concluindo ou se já concluiu o ensino médio, em que ano e tipo de escola, e se já fez o Enem. As questões não aparecem todas de uma vez, você vai respondendo e a pergunta seguinte aparece na tela.
E se eu nunca fiz o Enem? Deixe selecionada a opção “—” na última pergunta.
Tela 3
Nesta tela você só precisará incluir seu número de CPF. Sem ele é impossível fazer a inscrição. A tela seguinte não tem nada para preencher, basta clicar em “Próximo” para continuar a inscrição.
Tela 4
Aqui você precisa preencher todos os seus dados pessoais. Como você inseriu o CPF antes, o sistema já traz seu nome, sexo, data de nascimento e nome da mãe. Você só é obrigado a preencher os campos que têm o quadrado laranja com asterisco – o quadrado fica verde depois que você colocou alguma informação. Repare que, ao preencher o endereço, o número de sua casa ou prédio vai separado, no campo que fica ao lado do CEP. Os outros quadros (como e-mail e telefone) são opcionais. Você ainda vai escolher nesta tela a cidade em que deseja fazer a prova, marcar se tem necessidades especiais e escolher uma senha.
Por que minha cidade não aparece na lista de locais de prova? 
O Enem não ocorrerá em todos os municípios paranaenses – apenas cerca de 100 cidades terão a prova. Você não é obrigado a escolher o município onde mora, ou o mais próximo de sua residência.
E se eu tiver necessidades especiais? Clique “sim” no campo correspondente e aparecerão os diversos tipos de necessidades especiais para você selecionar.
Tela 5
A inscrição está completa. Você receberá um número de acompanhamento (anote e guarde com você) e tem duas opções:
* Clicando no link “pressione aqui” da tela anterior, você chegará a uma declaração de carência – candidatos de baixa renda são isentos da inscrição. Selecione a opção “Li e estou de acordo com o termo acima” e clique “salvar”. Mas fique atento: se você não tem direito à isenção e declarar carência, poderá ser eliminado do Enem.
* Clicando em “Gerar boleto”, o computador exibe um boleto do Banco do Brasil no valor de R$ 35. No pé da página há um link para você imprimir o boleto, que traz seu nome, CPF, endereço e número de inscrição no Enem. O vencimento ocorre no dia seguinte.
E se eu não tiver impressora? 
Uma opção é copiar (com muito cuidado) a sequência de números que fica no cabeçalho do boleto – é possível usá-la para pagar a inscrição nos caixas eletrônicos do seu banco ou pela internet. Outra opção é deixar o boleto vencer e, quando você tiver acesso a um computador com impressora, voltar ao site e clicar, na primeira tela, em “Acompanhe sua inscrição”. Insira seu número de acompanhamento e a senha que você escolheu, e você terá a opção de gerar um novo boleto para imprimir.
Quando eu vou escolher os cursos e faculdades a que desejo me candidatar? Segundo o MEC, essa etapa ocorrerá apenas depois da realização da prova, provavelmente em dezembro.
Anúncios Patrocinados: